Trabalhe Conosco

Seja Fornecedor

(41) 3332-5002

30

10 vantagens na aplicação de estruturas pré-moldadas
Autor: BM Pré-Moldados

O uso de estruturas pré-moldadas em construções industriais e comerciais costuma ser uma estratégia bastante eficaz no desenvolvimento de processos construtivos rápidos, versáteis e de custo-benefício atraente. Confira abaixo 10 vantagens na aplicação deste tipo de material:


1 – Redução no tempo de obra
Elementos de concreto pré-moldado são fabricados antes de chegarem ao canteiro de obras. Na prática, isso permite que a equipe responsável possa executar etapas simultâneas de uma mesma construção. Por exemplo: enquanto a fundação é executada, peças estruturais são produzidas na indústria de origem e chegam prontas para ser instaladas. Assim, não há tempo desperdiçado na criação de formas e desforma, no lançamento do concreto, nem na cura deste material. Além disso, como o pré-moldado independe de condições climáticas para ser fabricado, essas características otimizam a produção e ajudam a diminuir o tempo de execução da obra.


2 – Redução de custos
Se o assunto é custo, o desperdício de materiais nas obras costuma ser um fator emblemático. Ao optar por estruturas pré-moldadas, passa-se a ter um processo industrializado que não só diminui custos com formas, mas também suprime boa parte da mão de obra no canteiro. Neste sentido, custos com manutenção se tornam menores. Isso faz deste tipo de item um investimento excelente tanto a curto quanto a longo prazo.


3 – Custo fixo
Imprevistos podem acontecer e afetar até os orçamentos e planejamentos mais refinados. No campo das obras, isso costuma se converter em serviços extras que aumentam o valor de uma construção. Diante deste cenário, contratos de compra de peças pré-moldadas não estipulam cobranças além dos valores previamente acordados e se tornam uma grande vantagem para os contratantes.


4 – Menos agressão ao meio ambiente
Ao oferecerem estruturas com encaixe perfeito, os pré-moldados eliminam o desperdício de materiais e evitam a produção de resíduos durante a obra. Com isso, a construção ganha ritmo acelerado e consciência ambiental. No Brasil, já existem fábricas que atuam com a reciclagem de concreto – endurecido e fresco, o que torna o futuro ainda mais sustentável para a indústria de pré-moldados.


5 – Qualidade
Em geral, produtos de concreto pré-moldado são produzidos em ambientes controlados. Por isso, tais estruturas são marcadas pela uniformidade e qualidade elevada. Variáveis que tipicamente afetam qualidade em um local de trabalho, a temperatura, umidade, cura, adições ou tensão das cordoalhas passam a ser controladas com rigor no uso de pré-moldados. Isso resulta em peças com deformações menores e textura e coloração uniformes.


6 – Mais espaço e organização
Ao chegarem prontas, as peças de pré-moldados não demandam a designação de um local apropriado para serem armazenadas até que seja executada a carpintaria, a armação e o concreto no canteiro de obras. Isso reflete em mais espaço e organização na construção. Trata-se de um ponto importante, já que nem todas as obras têm condições de alojar todos os serviços em sua área. Essa situação costuma levar à locação de espaços vizinhos e gerar mais custo para o projeto.


7 – Eficiência estrutural
Uma das vantagens do concreto pré-moldado são os recursos consideráveis para garantir uma maior eficiência estrutural à construção. Por exemplo: vãos grandes e a redução da altura efetiva de uma obra podem ser obtidos usando concreto protendido para elementos de vigas e lajes. Em estacionamentos, o concreto pré-fabricado permite que mais carros sejam alocados em uma mesma vaga, devido a grandes vãos e seções de pilares mais esbeltos.


8 – Reaproveitamento da peça
Em um cenário em que os custos de demolição estão cada vez mais altos devido a fatores como barulho, poeira e problemas com o tráfego, o pré-moldado oferece facilidade de reaproveitamento das peças. Isso facilita tanto adaptações para atender exigências do mercado, como transferências da obra de um local para outro. A reutilização destas estruturas se torna mais viável do que iniciar uma construção do zero, ainda que sejam necessários ajustes e reparos.


9 – Versatilidade
As estruturas pré-moldadas não estão restritas a elementos de concreto produzidos em série. Hoje, quase todos os tipos de peças já podem ser adaptadas aos requisitos do contratante e com uma ampla variedade de acabamentos.


10 – Expansão
Obras que utilizam concreto pré-moldado são projetadas e construídas com possibilidade de fácil expansão. Isso porque os elementos adotados podem ser tanto remanejados como construídos e deixados em espera para futuras ampliações.

Precisa de soluções em estruturas pré-moldadas? Entre em contato com nossa equipe de engenheiros e solicite seu orçamento.

Compartilhe: